• Dr. João Grecco

Infertilidade conjugal - o que é?

A infertilidade conjugal pode ser caracterizada como uma incapacidade de engravidar mesmo após longo período tentando sem uso de métodos anticoncepcionais. É mais comum do que se imagina e pode ser provocada por uma série de fatores, tanto relacionados ao homem quanto à mulher. Quando da dificuldade em engravidar, a mulher deve procurar por médico ginecologista de forma a realizar alguns exames e conversar sobre o dia a dia do casal. Já o homem deve procurar por um médico urologista, para que uma avaliação seja feita.

Alterações hormonais, genéticas e obstrutivas são algumas das causas que podem levar à infertilidade conjugal. No caso das mulheres, a anatomia do útero e a sua receptividade ao pré-embrião, por exemplo, pode ser um dos motivos, bem como a quantidade e a qualidade dos óvulos. Inclusive, a idade da mulher é um fator considerável no diagnóstico. Hábitos de vida também devem ser levados em consideração já que o tabagismo, por exemplo, influi no sentido.


O tratamento varia de acordo com o motivo da infertilidade conjugal. Em alguns casos a condição pode ser contornada com o uso de medicamentos e/ou relação sexual programada, em outros pode ser preciso uma intervenção cirúrgica ou até o recorrer a alguma técnica de reprodução assistida. Para definição de qual caminho deve-se seguir, é necessário a realização de uma série de exames.

Caso esteja com dificuldade para engravidar, passe em consulta para uma conversa e orientações. Não hesite em procurar por ajuda, a solução pode ser mais simples do que você imagina. Fico à disposição, Dr. João Grecco.



0 visualização
Endereço
Rua Bom Pastor, 2224- sala 205
Ipiranga, São Paulo/SP 
Cep: 04203-002
Segunda-Sexta  09:30 am - 12:00 am
                            15:00 pm - 18:00 pm
Contato 
(11) 2272-8155
(11) 2476-1107